O múltiplo EV / EBITDA explicado

A avaliação relativa é comummente utilizada na negociação de operações de fusão e aquisição (M&A), nomeadamente a avaliação através do múltiplo EV / EBITDA.

Os principais fatores que explicam as diferenças no múltiplo EV / EBITDA entre setores e empresas do mesmo setor são: i) a geografia de atuação da empresa; ii) as dinâmicas do mercado; iii) as características da empresa; iv) a rentabilidade do negócio; e v) a necessidade e retorno do investimento.

Abaixo são listados alguns dos pontos críticos a ter em consideração em cada fator:

Estes fatores explicam que tendencialmente as empresas no setor de construção transacionam a múltiplos inferiores aos das empresas de software, enquanto a indústria tem um múltiplo intermédio.

O setor da construção está tipicamente expostos aos ciclos económicos, apresenta margens reduzidas e elevados investimentos em ativos e fundo de maneio, resultando um múltiplo inferior. O setor industrial, com crescimento e margens moderadas, regista múltiplos intermédios. Por último, o setor de software, com forte crescimento, elevada rentabilidade e reduzidas necessidades de investimento, exibe tendencialmente múltiplos mais elevados.